Philippe Jean Damian
Klerman Wanderley Lopes
Janeiro 2003
Quando as correspondências entre o Brasil e a França são examinadas, observa-se a dificuldade de se encontrar cartas transportadas por navios ingleses. Mas antes de 1836, é possível encontrar cartas postadas na Inglaterra por intermédio de um “forwarder” e depois encaminhadas na França. Por essa razão, as marcas de entrada en França sobre cartas vindo da Inglaterra são apresentadas a partir de 1800, começando pela marca linear negra “ANGLETERRE”, cujo um exemplo de utilização sobre uma carta de 1819, é mostrada abaixo:
Utilizada a partir de 1791 em diferentes agências de entrada na França.
A partir de 1839 as cartas vindas da Grã-Bretanha recebiam na França um carimbo datador com as palavras “ANGL” e “CALAIS”, acrescidas de um número indicativo da agência onde era aplicado.
Tínhamos assim:
“ANGL/ 1 CALAIS 1” em Calais
“ANGL/ 2 CALAIS 2” em Paris
“ANGL/ 3 CALAIS 3” em Boulogne
O carimbo datador “Salles Fig. 349” foi utilizado em negro em 1839 e em vermelho de 1839 a 1846. Possívelmente aplicado em Calais. A partir de 1943, acompanhava as marcas de intercâmbio “Col. & c. Art. 12” e “Col. & c. Art. 13” :
De Junho de 1843 a setembro de 1849 a entrada das cartas por via da Inglaterra se fazia por Boulogne e o seu carimbo de entrada era acompanhado das marcas de intercâmbio utilizadas no mesmo periodo:
O carimbo datador “Salles Fig. 1174” foi utilizado em vermelho de junho de 1843 a setembro de 1846, provávelmente aplicado em Paris-Étranger. Acompanhava as marcas de intercâmbio “Col. & c. Art. 12” e “Col. & c. Art. 13”, como exemplificado abaixo:
1844 - Carta do Maranhão de 22 de março de1844 para Barcelona, enviada em mãos até Liverpool. Recebida pelo “forwarder” “March irmãos” em 24 de maio, é postada em Liverpool. Trânsito por Londres em 30 de maio, onde recebe o carimbo “Paid” e a marca oval “PF”, indicando o pagamento até a fronteira da Espanha. Porte manuscrito inglês “5+5=10 pence” (“5 pence” pelo trajeto inglês + “5 pence” pelo trajet francês segundo a convenção de 1843). Carimbo vermelho de entrada na França “ANGL. 2 BOULOGNE 2” de 1º de junho de 1844, aplicado em Paris- Étranger. Taxa de 10 Reales (em vermelho) a pagar pelo destinatário.No verso, carimbo circular de chegada tipo I “BARCELONA 5 CATALUÑA” (J. Guinovart T1, pg. 141 fig. 34) de 8 de junho de 1844.
Os carimbos datadores “Salles Fig. 1175 e 1176 ” foram utilizados em negro de janeiro de 1848 a setembro de 1849. Possívelmente aplicados em Paris-Nord, acompanhavam a marca de intercâmbio “Col. & c. Art. 13”.
A partir de setembro de 1849 as entradas passaram a ser feitas por Calais.
O carimbo datador “Salles Fig. 1177” foi utilizado em negro de setembro de 1849 a dezembro de 1854. Possivelmente aplicado em Paris-Nord, onde era feita a triagem das cartas. Sempre acompanhava a marca de intercâmbio “Col. & c. Art. 13”, como no exemplo a seguir:
Esse mesmo carimbo foi usado na cor vermelha em “Paris-Étranger” de setembro de 1849 a junho de 1855.
O carimbo datador “Salles Fig. 1178” foi utilizado em negro de dezembro de 1851 a janeiro de 1855. Possivelmente aplicado em Paris-Nord nas chegadas do correio ambulante diurno Calais à Paris1.
O carimbo datador “Salles Fig. 1179” foi usado em negro de dezembro de 1851 a janeiro de 1855, possívelmente aplicado em Paris-Nord nas chegadas do correio ambulante noturno Calais à Paris 2. O carimbo “1179 bis” é uma variante onde “CALAIS” está grafado mais próximo a “(AM. 2)”.
O carimbo datador negro “Salles Fig. 1181” foi utilizado por engano em 16 de junho de 1855, em algumas cartas procedentes da América do Sul. Essas cartas receberam a marca “Col. & c. Art. 13”.
A partir de 1857 o carimbo datador “Salles Fig. 355 bis” começou a aparecer sobre as cartas enviadas ao Havre por via da Inglaterra, aplicado em sua parte frontal e acompanhado do carimbo de taxa de 8 décimos ou seus múltiplos. No verso, o carimbo consular britânico do porto de embarque. Foi utilizado até 1871.
A partir de fevereiro de 1855 foi introduzido o carimbo ambulante “ANGL./AMB. CALAIS” (Salles Fig. 1182). Sempre contendo letras de A a M, representando cada uma delas as brigadas de triagem. Foi utilizado em negro ou em vermelho até 1875, sendo que a partir de 1860 apareceu apenas em cartas brasileiras despachadas pelas Agências Consulares Britânicas
Bibliografia:
ALEXANDRE, J. P. , BARBEY C. , BRUN J. F. , DESARNAUD, G. , Les tarifs postaux français 1627-1969, Ed. Brun & Fils, 1989, Paris.
CHAUVET, Michelle, Les relations de la France avec l’Angleterre de 1670 à 1849, Ed. Brun & Fils, 2001, Paris.
SALLES, Raymond, La Poste Maritime Française, Tome I, III et VIII, published by James Bendon, Limassol, 1992 et 1993.
Van der LINDEN, James, Catalogue des marques de passage, Ed. SOLUPHIL, Luxembourg, 1993. Collection Klerman Wanderley Lopes “Correspondances passant par les voies maritimes Brésil- France au siècle XIX”.
Artigo gentilmente cedido pelo autor.
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