Philippe Jean Damian
Klerman Wanderley Lopes
Janeiro 2003
Quando as correspondências entre o Brasil e a França são examinadas, observa-se a dificuldade de se encontrar cartas transportadas por navios ingleses. Mas antes de 1836, é possível encontrar cartas postadas na Inglaterra por intermédio de um “forwarder” e depois encaminhadas na França. Por essa razão, as marcas de entrada en França sobre cartas vindo da Inglaterra são apresentadas a partir de 1800, começando pela marca linear negra “ANGLETERRE”, cujo um exemplo de utilização sobre uma carta de 1819, é mostrada abaixo:

Utilizada a partir de 1791 em diferentes agências de entrada na França.
![1819 - CARTA DO RIO DE JANEIRO DE 27 DE JULHO DE 1819 ENDEREÇADA A HONFLEUR E ENVIADA POR PORTADOR ATÉ A INGLATERRA. RECEBIDA EM LONDRES PELO “FORWARDER”- “E. LINTO & CO” QUE A ENCAMINHOU PAGANDO A POSTAGEM DE 2 SHILLINGS 4 PENCE (2º PORTE), REFERENTE AO TRAJETO ATÉ O PORTO DE ENTRADA NA FRANÇA. MARCA NEGRA DE ENTRADA NA FRANÇA “ANGLETERRE” E TAXA DE 17 DÉCIMOS DE FRANCO A SER PAGA PELO DESTINATÁRIO [CARTA DE 8G À 10G PAGANDO UM PORTE E MEIO: UM PORTE É COMPOSTO DE 6 DÉCIMOS PELO TRAJETO INGLATERRA-CALAIS MAIS 5 DÉCIMOS - REFERENTE AO TRAJETO DE CALAIS A HONFLEUR (200 A 300KM SEGUNDO A TARIFA DE 1806)]. (Coll. KWL).](https://static.wixstatic.com/media/93bcd1_f8d068dfc5c44d708d017ef6d6b10129~mv2.png/v1/fill/w_758,h_450,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/93bcd1_f8d068dfc5c44d708d017ef6d6b10129~mv2.png)


A partir de 1839 as cartas vindas da Grã-Bretanha recebiam na França um carimbo datador com as palavras “ANGL” e “CALAIS”, acrescidas de um número indicativo da agência onde era aplicado.
Tínhamos assim:
“ANGL/ 1 CALAIS 1” em Calais
“ANGL/ 2 CALAIS 2” em Paris
“ANGL/ 3 CALAIS 3” em Boulogne
O carimbo datador “Salles Fig. 349” foi utilizado em negro em 1839 e em vermelho de 1839 a 1846. Possívelmente aplicado em Calais. A partir de 1943, acompanhava as marcas de intercâmbio “Col. & c. Art. 12” e “Col. & c. Art. 13” :
![1845 - LETTRE DE RIO DE JANEIRO DU 28 MAI 1845 POSTÉE AU CONSULAT BRITANNIQUE DE RIO ET ADRESSÉE AU HAVRE. LA LETTRE PASSE PAR LONDRES OÙ SONT APPLIQUÉS LE CACHET CIRCULAIRE DE PASSAGE DU 27 JUILLET 1845 ET LA MARQUE RECTANGULAIRE “COLONIES & C. ART. 12.” CACHET ROUGE D’ENTRÉE EN FRANCE “ANGL. 1 CALAIS 1” DU 29 JUILLET ET AU VERSO, CACHET D’ARRIVÉE AU HAVRE LE MÊME JOUR. TAXE DE 15 DÉCIMES À PAYER PAR LE DESTINATAIRE (10 DÉCIMES POUR L’ANGLETERRE ET 5 DÉCIMES POUR LE TRAJETCALAIS-LE HAVRE SELON LE TARIF DE 1828 LETTRE DE7,5G À 10G POUR UNE DISTANCE DE 150KM/220KM]). (COLL. KWL).](https://static.wixstatic.com/media/93bcd1_435178bc967b4c1f8cc0cefd97f671f4~mv2.png/v1/fill/w_769,h_438,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/93bcd1_435178bc967b4c1f8cc0cefd97f671f4~mv2.png)
De Junho de 1843 a setembro de 1849 a entrada das cartas por via da Inglaterra se fazia por Boulogne e o seu carimbo de entrada era acompanhado das marcas de intercâmbio utilizadas no mesmo periodo:

O carimbo datador “Salles Fig. 1174” foi utilizado em vermelho de junho de 1843 a setembro de 1846, provávelmente aplicado em Paris-Étranger. Acompanhava as marcas de intercâmbio “Col. & c. Art. 12” e “Col. & c. Art. 13”, como exemplificado abaixo:
1844 - Carta do Maranhão de 22 de março de1844 para Barcelona, enviada em mãos até Liverpool. Recebida pelo “forwarder” “March irmãos” em 24 de maio, é postada em Liverpool. Trânsito por Londres em 30 de maio, onde recebe o carimbo “Paid” e a marca oval “PF”, indicando o pagamento até a fronteira da Espanha. Porte manuscrito inglês “5+5=10 pence” (“5 pence” pelo trajeto inglês + “5 pence” pelo trajet francês segundo a convenção de 1843). Carimbo vermelho de entrada na França “ANGL. 2 BOULOGNE 2” de 1º de junho de 1844, aplicado em Paris- Étranger. Taxa de 10 Reales (em vermelho) a pagar pelo destinatário.No verso, carimbo circular de chegada tipo I “BARCELONA 5 CATALUÑA” (J. Guinovart T1, pg. 141 fig. 34) de 8 de junho de 1844.

Os carimbos datadores “Salles Fig. 1175 e 1176 ” foram utilizados em negro de janeiro de 1848 a setembro de 1849. Possívelmente aplicados em Paris-Nord, acompanhavam a marca de intercâmbio “Col. & c. Art. 13”.


![1847 - Carta da Bahia de 18 de dezembro de 1847 endereçada à Honfleur e transportada por navio britânico de comércio. Recebe à chegada na Inglaterra a marca “Swansea/Ship Letter” (verso) e é encaminhada a Londres, onde são aplicados a marca retangular “Colonies & c. Art. 13.” (Salles T3, pg. 150 fig. 1164) e o porte manuscrito de 8 pence correspondente à tarifa inglesa para as cartas transportadas por navios mercantes. No verso o carimbo de trânsito inglês de 6 de fevereiro de 1848. Carimbo vermelho de entrada na França “Angl./ 2 Boulogne 2 ” (Salles T3 fig. 1174, pg. 154) de 8 de fevereiro, aplicado em Paris-Étranger. e, no verso, chegada a Honfleur em 9 de fevereiro de 1848. Taxa de 18 décimos a pagar pelo destinatário, sendo 10 décimos para a Inglatyerra segundo a convenção de 1843 - M. Chauvet pg. 92 - e 8 décimos pelo trajeto Boulogne- Honfleur segundo a tarifa de 1828. [Carta de 71/2 à 10gr. para uma distância de 150 a 220km]). (Coll. KWL).](https://static.wixstatic.com/media/93bcd1_f3cf412f9f1f4e8280edd95a1f8aab61~mv2.png/v1/fill/w_892,h_547,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/93bcd1_f3cf412f9f1f4e8280edd95a1f8aab61~mv2.png)
A partir de setembro de 1849 as entradas passaram a ser feitas por Calais.

O carimbo datador “Salles Fig. 1177” foi utilizado em negro de setembro de 1849 a dezembro de 1854. Possivelmente aplicado em Paris-Nord, onde era feita a triagem das cartas. Sempre acompanhava a marca de intercâmbio “Col. & c. Art. 13”, como no exemplo a seguir:

Esse mesmo carimbo foi usado na cor vermelha em “Paris-Étranger” de setembro de 1849 a junho de 1855.

O carimbo datador “Salles Fig. 1178” foi utilizado em negro de dezembro de 1851 a janeiro de 1855. Possivelmente aplicado em Paris-Nord nas chegadas do correio ambulante diurno Calais à Paris1.


O carimbo datador “Salles Fig. 1179” foi usado em negro de dezembro de 1851 a janeiro de 1855, possívelmente aplicado em Paris-Nord nas chegadas do correio ambulante noturno Calais à Paris 2. O carimbo “1179 bis” é uma variante onde “CALAIS” está grafado mais próximo a “(AM. 2)”.


O carimbo datador negro “Salles Fig. 1181” foi utilizado por engano em 16 de junho de 1855, em algumas cartas procedentes da América do Sul. Essas cartas receberam a marca “Col. & c. Art. 13”.


A partir de 1857 o carimbo datador “Salles Fig. 355 bis” começou a aparecer sobre as cartas enviadas ao Havre por via da Inglaterra, aplicado em sua parte frontal e acompanhado do carimbo de taxa de 8 décimos ou seus múltiplos. No verso, o carimbo consular britânico do porto de embarque. Foi utilizado até 1871.


A partir de fevereiro de 1855 foi introduzido o carimbo ambulante “ANGL./AMB. CALAIS” (Salles Fig. 1182). Sempre contendo letras de A a M, representando cada uma delas as brigadas de triagem. Foi utilizado em negro ou em vermelho até 1875, sendo que a partir de 1860 apareceu apenas em cartas brasileiras despachadas pelas Agências Consulares Britânicas


Bibliografia:
ALEXANDRE, J. P. , BARBEY C. , BRUN J. F. , DESARNAUD, G. , Les tarifs postaux français 1627-1969, Ed. Brun & Fils, 1989, Paris.
CHAUVET, Michelle, Les relations de la France avec l’Angleterre de 1670 à 1849, Ed. Brun & Fils, 2001, Paris.
SALLES, Raymond, La Poste Maritime Française, Tome I, III et VIII, published by James Bendon, Limassol, 1992 et 1993.
Van der LINDEN, James, Catalogue des marques de passage, Ed. SOLUPHIL, Luxembourg, 1993. Collection Klerman Wanderley Lopes “Correspondances passant par les voies maritimes Brésil- France au siècle XIX”.
Artigo gentilmente cedido pelo autor.
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