LUBRAPEX 2020/2021 - Comunicado Importante FEBRAF


Caixa Postal – 299 Barueri, SP - 06455-972

Telefones: 11-97193-6058 / 11-98206-9733

E-mai: secretaria@febraf.net.br Website: www.febraf.net.br

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2020


COMUNICADO IMPORTANTE - LUBRAPEX -2020/2021


Recebemos recentemente uma comunicação oficial da Direção da Federação Portuguesa de Filatelia, que informa o CANCELAMENTO da Lubrapex 2020, que previamente já havia sido adiada para outubro de 2021.


Reunida virtualmente em 31 de outubro passado a direção da FPF deliberou pelo cancelamento do evento (Lubrapex). O fator determinante para tal decisão foi a Pandemia do Novo Coronavirus que voltou a assolar de maneira intensa toda a Europa e, particularmente, Portugal. Foi-nos relatado que atualmente se registram de 4000 a 5000 casos diários da doença em território português, com número de internados bastante elevado, saturando o serviço de saúde local. Além disso, Portugal voltou ao “Estado de Emergência” sem perspectivas de que o quadro possa ser modificado em breve.

A organização de qualquer exposição filatélica demanda tempo e recursos. No caso de uma exposição como a Lubrapex, não se pode assumir riscos de se investir valores altos sem a garantia que o evento, presencial, se realize com a segurança devida e necessária. A avaliação feita pelos amigos portugueses aponta que seria muito arriscado para todos os envolvidos (Federações, Clubes, Filatelistas e Correio de Portugal) confirmar um evento dentro das limitações atuais e que devem permanecer por prazo indeterminado.


Portanto, diante de todas estas incertezas, decidiu-se pela não realização da Lubrapex mesmo em 2021. Em verdade, a FPF decidiu que não levará a efeito qualquer exposição presencial nem em 2020, nem em 2021, e só em 2022, se possível, será organizada uma exposição nacional comemorativa dos 500 anos dos Correios de Portugal.


A decisão agora aqui divulgada contou com apoio da Direção da FEBRAF, por entendermos que a situação criada pela atual pandemia não permite que eventos presenciais sejam levados a cabo com a segurança necessária aos envolvidos.


Aguardaremos a crise ser vencida e retomaremos, junto com a FPF, CTT e ECT, aos esforços para a realização de tão importante manifestação cultural-filatélica representada pela LUBRAPEX.


Rubem Porto Jr.

Presidente da FEBRAF

110 visualizações

Filatelia é colecionar selos!

© 2020 por SOCIEDADE PHILATELICA PAULISTA

  • Instagram B&W
pwo-logo.gif