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Lançamento | Natal 2019


Sobre o Selo

Na arte criada por Giana, o cenário natalino - representado pela estrela, a guirlanda, o pinheirinho e o número da casa - tem como figura central a menininha levando uma carta endereçada ao Papai Noel. Sua imagem representa a parte inocente, sem travas, livre e bondosa que cada pessoa carrega em si, de onde podemos recuperar nossos mais sinceros desejos. A ideia desta arte é dizer que uma realidade pode vir de um sonho, de uma intenção, e que os Correios, como instituição centenária, participam desse momento. A carta é a mensageira que afirma a possibilidade de materializar nossos sonhos na transcrição para o papel. O cachorro representa a fidelidade e a amizade. As sombras projetadas no muro sugerem valores universais, como amor, união e paz, simbolizados, respectivamente, pelo coração, pela família e por uma pequena pomba. Foram usadas técnicas de aquarela e computação gráfica.


Selo de Natal 2019

Chega dezembro e eles já são vistos por toda parte: presépios, pinheiros, luzes, guirlandas, Papais Noéis... Mas, afinal, qual é a origem de todos esses símbolos e da comemoração do Natal?

A festa reúne tradições de muitas origens que remontam à Antiguidade e às quais foram sendo incorporados novos elementos, ao longo dos séculos. A definição de 25 de dezembro como a data do Natal foi do imperador cristão Constantino - que governou entre 306 e 337 - porque nesse dia a cidade celebrava a grande festa solar.

A guirlanda, círculo de galhos secos entrelaçados com folhas e flores, já era utilizada em rituais realizados pelos gregos pagãos no solstício de inverno do hemisfério Norte. Somente foi incorporada ao cristianismo por volta do século XIX e com o tempo ganhou novos estilos e modelos. Mas a crença que deu origem ao símbolo permanece até hoje: no Natal as guirlandas são colocadas nas portas como sinal de paz, prosperidade e recomeço.

Outro elemento muito conhecido, o pinheiro, tem origem em antigas tradições culturais e religiosas de culto às árvores. As primeiras árvores de Natal decoradas de que se tem notícia, no entanto, são da Alemanha do século XVI, na época da Reforma Luterana. A partir daí, se transformaram em símbolo universal.

Já a troca de presentes é um ato comum a todos os povos e está mais relacionada ao reforço de laços sociais. No cristianismo, foi associada aos reis magos que, guiados pela estrela de Belém, encontraram o local onde estava o menino Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

Nos tempos modernos, crianças acreditam que os presentes são deixados pelo Papai Noel na noite de Natal, enquanto todos dormem. Muitos associam esse personagem à figura de São Nicolau, que viveu no século III, na Ásia Menor (atual Turquia). Filho de pais ricos, que morreram quando ele era criança, Nicolau doou tudo o que possuía para ajudar os menos favorecidos. Como cristão, foi perseguido, exilado e preso. Após a sua libertação, participou do Concílio de Nicéia, em 325 d.C. Porém, a imagem que conhecemos do Papai Noel, de um velhinho com roupa vermelha e branca, foi criada e difundida pela publicidade no século XIX.

Por sua presença marcante nas comemorações natalinas, os elementos associados à data foram a temática escolhida pelos Correios para ilustrar o Selo de Natal de 2019. Para eleger a arte desta tradicional emissão postal, pela primeira vez a empresa realizou um concurso aberto a estudantes e profissionais das áreas de artes visuais, que tiveram a oportunidade de eternizar seus nomes no acervo filatélico e artístico, nacional e internacionalmente. O processo ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2019 e contou, na banca julgadora, com artistas, designers, administradores postais e filatelistas, entre outros profissionais.

A vencedora, Giana Pundek Tenius, natural de Itajaí/SC e moradora de Curitiba/PR, atua no mercado de design gráfico há 17 anos e também é filatelista. Foi sua paixão pela arte dos selos que a motivou a participar do concurso.

A cena representada na peça, de uma criança levando aos Correios uma cartinha endereçada a Papai Noel, traz à lembrança a principal ação social da empresa e maior ação natalina do Brasil.

A campanha Papai Noel dos Correios, que em 2019 completa 30 anos, contempla principalmente cartas de crianças de escolas públicas até o 5º ano do Ensino Fundamental, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos e de crianças da sociedade até 10 anos.

As cartas recebidas podem ser adotadas em todo o Brasil nas agências dos Correios, Casas do Papai Noel participantes e, em algumas capitais, pela internet. O padrinho (sociedade) é o realizador do sonho, e os Correios são a solução que o aproxima da criança na entrega dos presentes.

Sob a perspectiva da Educação, a iniciativa dos Correios contribui ainda para o desenvolvimento da habilidade da escrita e para a importância do endereçamento correto das cartas.

Voltando a Nicolau, o santo que inspirou a figura do Papai Noel, percebemos que a história de vida deste homem aponta para o verdadeiro significado do Natal e nos incentiva a dar mais do que receber e a ter mais compaixão para com o outro.

Boas Festas!


Detalhes Técnicos

Edital nº 30

Arte: Giana Pundek Tenius

Processo de Impressão: ofsete

Papel: cuchê autoadesivo

Folha com 30 selos

Valor facial: 1º Porte Carta Comercial

Tiragem: 1.200.000 selos

Área de desenho: 36 x 36mm

Dimensão do selo: 36 x 36mm

Picotagem: semicorte com “BR”

Data de emissão: 25/11/2019

Locais de lançamento: Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Poços de Caldas/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Teresina/PI, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Erechim/RS, São José/SC, Aracaju/SE, São José do Rio Preto/SP e São Paulo/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


 

Commemorative Postal Issue Christmas 2019

About the Stamp In the art created by Giana, the Christmas scene – represented by the star, the garland, the pine tree and the house number – has as its central figure the little girl carrying a letter addressed to Santa Claus. Her image represents the innocent, unblocked, free and kind part that each person carries within, from which we can recover our most sincere desires. The idea of this art is to say that a reality can come from a dream, from an intention, and that Correios Company, as a centenary institution, participates in this moment. The letter is the messenger that affirms the possibility of materializing our dreams in transcribing to paper. The dog represents loyalty and friendship. The shadows cast on the wall suggest universal values, such as love, unity, and peace, symbolized respectively by the heart, the family, and a little dove. It was utilized watercolor and graphic computing techniques.


2019 Christmas Stamp

December comes and they are already seen everywhere: Christmas cribs, pine trees, lights, garlands, Santa Clauses... However, after all, what is the origin of all these symbols and the celebration of Christmas?

The festival brings together traditions from many origins dating back to antiquity and to which new elements have been incorporated over the centuries. The definition of December 25 as the Christmas date was the Christian emperor Constantine – who ruled between 306 and 337 – because on that day the city celebrated the great solar feast.

The garland, a circle of dry branches intertwined with leaves and flowers, was already used in rituals performed by pagan Greeks on the northern hemisphere winter solstice. It was only incorporated into Christianity around the nineteenth century and over time gained new styles and models. However, the belief that gave rise to the symbol remains to this day: at Christmas, the garlands are placed on the doors as a sign of peace, prosperity and new beginning.

Another well-known element, the pine tree, originates from ancient cultural and religious traditions of tree worship. The earliest known decorated Christmas trees, however, are from 16th-century Germany at the time of the Lutheran Reformation. From then on, they became a universal symbol.

The exchange of gifts is a common act for all peoples and is more related to strengthening social ties. In Christianity, it was associated with the three kings who, guided by the star of Bethlehem, found the place where the baby Jesus was and presented him with incense, gold and myrrh.

In modern times, children believe that gifts are left by Santa Claus on Christmas Eve while everyone sleeps. Many associate this character with the figure of St. Nicholas, who lived in the third century in Asia Minor (present-day Turkey). The son of rich parents who died when he was a child, Nicholas donated everything he had to help the poor. As a Christian, he was persecuted, exiled and imprisoned. After his release, he attended the Council of Nicaea in 325 AD. However, the image we know of Santa Claus, of an old man in red and white clothing, was created and spread by advertising in the nineteenth century.

Due to their outstanding presence in the Christmas celebrations, the elements associated with the date were the theme chosen by the Post Office Company Correios to illustrate the Christmas Postage Stamp of 2019. To elect the art of this traditional postal issue, the company for the first time held a contest open to students and professionals from the visual arts areas, who had the opportunity to eternalize their names in the philatelic and artistic collection, nationally and internationally. The process took place in September and October 2019 and was attended by a judging commission with artists, designers, postal administrators and philatelists, among other professionals.

The winner, Giana Pundek Tenius, born in the city of Itajaí, state of Santa Catarina, and resident of Curitiba, state of Paraná, has been in the graphic design market for 17 years and is also a philatelist. It was her passion for postage stamp’ art that motivated her to participate in the contest .

The scene depicted in the stamp , of a child carrying a letter, addressed to Santa Claus, to the post office, brings to mind the main social action of the Correios Company and the largest Christmas action in Brazil.

The Santa Claus campaign of Post Office Company Correios, which in 2019 completes 30 years, mainly includes letters from children from public schools up to the 5th grade of elementary school, day care centers, shelters, orphanages and social and educational centers and children from society up to 10 years.

Letters received can be adopted throughout Brazil at post offices, participating Santa Claus houses and, in some capitals, over the internet. The godfather (society) is the dream maker, and the Correios Company is the solution that brings this godfather closer to the child in the delivery of gifts.

From the perspective of education, the Correios Company initiative also contributes to the development of writing skills and the importance of the correct addressing of letters.

Returning to Nicholas, the saint who inspired the figure of Santa Claus, we realize that this man’s life story points to the true meaning of Christmas and encourages us to give more than receive and have more compassion for others.

Happy Holidays!


Technical Details

Stamp issue N. 30

Art: Giana Pundek Tenius

Print system: offset

Paper: self-adhesive chalky

Sheet with 30 stamps

Facial value: 1ST class rate for domestic commercial mail

Issue: 1,200,000 stamps

Design area: 36 x 36mm

Stamp dimensions: 36 x 36mm

Perforation: cut to shape with “BR”

Date of issue: November 25th, 2019

Places of issue: Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Poços de Caldas/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Teresina/PI, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Erechim/RS, São José/SC, Aracaju/SE, São José do Rio Preto/SP and São Paulo/SP




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