Lançamento | Série Mercosul: Moda



Sobre o Bloco

O bloco é composto por três selos que representam três importantes pilares da Moda: a modelo, o ilustrador e o fotógrafo. São estampados, respectivamente, por uma pintura da modelo brasileira Gisele Bündchen, uma ilustração de Filipe Jardim, e um close de um auto retrato de Bob Wolfenson, mostrando sua mão e uma câmera fotográfica. O fundo do bloco é composto por vários elementos de trabalho de um designer de moda, como tesoura, fita métrica, lápis de cor, canetinhas, linhas, botões, um livro de escalas de cores e um desenho de croqui. As técnicas usadas foram ilustração manual, pintura, fotografia e computação gráfica.


Moda Brasileira

A moda no Brasil tem sua história escrita junto a história do país. A Indústria Têxtil teve seu início ainda na época da colônia, e desde então se desenvolveu sendo uma das 3 maiores e mais fortes economias. É o setor que mais emprega mão de obra feminina, o mais importante emblema de toda uma indústria - da fiação ao varejo, dos cursos universitários ao dream team de modelos revelado para o mundo. Reúne mais de 30.000 empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega quase dois milhões de brasileiros.

A moda não segue cronologicamente as intensas mudanças e valores da sociedade ocidental. Dentro dela, há um olhar futurístico, com teorias novas junto a fragmentos do passado. Por isso a moda tornou-se forma de expressão da pós-modernidade, como item que reflete as diversas transformações que ocorrem, não somente como estética, mas em um contexto geral da sociedade.

A moda tem a capacidade de expressar o que somos e o que sentimos. Tem o poder de mudar a forma como as pessoas nos leem e nos interpretam, e assim construímos as nossas histórias, ídolos e referências. Os elementos da moda dizem muito sobre a vida social, econômica, identitária e histórica dos indivíduos.

Moda expressa o espirito de uma época, é mais que roupa, é uma expressão de atitude e comportamento. Diz ao mundo quem somos, traduz o nosso estilo e reflete nossa identidade, nossa cultura. Uma linguagem universal, que agrega diversas expressões, que sinaliza o novo e aponta o futuro.

Com esta vocação nasceu há 25 anos o São Paulo Fashion Week. Como instrumento de inovação e renovação, como plataforma de comunicação e ação, que propõe novos mundos e novos olhares, e na crença de que a moda atua como agente transformador e mobilizador e conector deste imenso país, aproximando os diversos “brasis”.

Moda é uma linguagem universal que dispensa tradução e agrega cada vez mais expressões, refletindo bem um momento de permanente transformação e conectividade intensa.

Mais que evento, mais que Moda, o SPFW é uma expressão cultural, artística e estética, uma forma de comunicação não verbal capaz de dizer muitas coisas. Moda como comportamento e estilo de vida está inserida no mundo inteiro em quase todas as áreas. Da criação, a fotografia, ao design, a ilustração, a carreira de grandes modelos, maquiadores, tecelões, e diversas outras profissões.

Uma emissão de selos postais sobre a Moda Brasileira não poderia deixar de homenagear sua figura mais representativa, a super modelo Gisele Bundchen, que nasceu nas passarelas do Spfw e se transformou em sinônimo de uma Profissão, e desejo de 10 entre 10 meninas do mundo inteiro. “Meu sonho é ser Gisele”.

E para completar esta tríade, duas imagens que representam todo este universo da moda - a ilustração e o mágico instante de uma máquina fotográfica, a porta de tantas e tantas imagens criadas nestes anos todos.

Paulo Borges

Diretor Fundador e Diretor Criativo do SPFW


Detalhes Técnicos

Edital nº 20

Arte:

Selo Gisele Bündchen: Arte – Dérsu Jr. / Foto – Nino Muñoz

Selo Filipe Jardim: Arte – Filipe Jardim

Selo Bob Wolfenson: Foto – Bob Wolfenson

Foto do fundo: Vanessa Brentini

Arte-Finalização: Jamile Costa Sallum - Correios

Processo de Impressão: ofsete

Papel: cuchê gomado

Bloco com 3 selos

Valor facial: 1º Porte da Carta

Tiragem: 30.000 blocos

Área de desenho: 38 x 38mm

Dimensão do selo: 38 x 38mm

Dimensão do bloco: 137 x 85mm

Picotagem: 11,5 x 11,5

Data de emissão: 29/12/2020

Local de lançamento: São Paulo/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


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Special Postal Issue | Mercosul Series: Fashion


About the Souvenir Sheet

The souvenir sheet consists of three stamps that represent three important pillars of Fashion: the model, the illustrator and the photographer. They are printed, respectively, by a painting of the Brazilian model Gisele Bündchen, an illustration by Filipe Jardim, and a closeup of a self portrait by Bob Wolfenson, showing his hand and a camera. The background of the souvenir sheet consists of several elements of work by a fashion designer, such as scissors, measuring tape, colored pencils, pens, lines, buttons, a book of color scales and a sketch drawing. The techniques used were manual illustration, painting, photography and computer graphics.


Brazilian Fashion

Fashion in Brazil has its history written along with the country’s history. The Textile Industry started at the time of the colony, and has since developed into one of the 3 largest and strongest economies. It is the sector that most employs female labor, the most important emblem of an entire industry - from spinning to retail, from university courses to the dream team of models revealed to the world. It gathers more than 30,000 companies, moves R $ 50 billion a year and employs almost two million Brazilians.

Fashion does not follow the intense changes and values of Western society chronologically. Inside, there is a futuristic look, with new theories along with fragments of the past. That is why fashion has become a form of expression of postmodernity, as an item that reflects the various transformations that occur, not only as aesthetics, but in a general context of society.

Fashion has the ability to express what we are and what we feel. It has the power to change the way people read and interpret us, and so we build our stories, idols and references. The elements of fashion say a lot about the social, economic, identity and historical life of individuals.

Fashion expresses the spirit of an era, it is more than clothes, it is an expression of attitude and behavior. It tells the world who we are, translates our style and reflects our identity, our culture. A universal language, which adds several expressions, which signals the new and points to the future.

With this vocation, São Paulo Fashion Week was born 25 years ago. As an instrument of innovation and renewal, as a platform for communication and action, which proposes new worlds and new perspectives, and in the belief that fashion acts as a transformative and mobilizing agent and connector of this immense country, bringing together the different “Brazils”.

Fashion is a universal language that dispenses translation and adds more and more expressions, reflecting well a moment of permanent transformation and intense connectivity.

More than an event, more than Fashion, SPFW is a cultural, artistic and aesthetic expression, a form of non-verbal communication capable of saying many things. Fashion as behavior and lifestyle is inserted in the whole world in almost all areas. From creation, photography, to design, illustration, the career of great models, makeup artists, weavers, and several other professions.

An issue of postage stamps about Brazilian Fashion could not fail to pay tribute to its most representative figure, the super model Gisele Bundchen, who was born on the catwalks of Spfw and has become synonymous with a Profession, and the desire of 10 out of 10 girls from all over the world . “My dream is to be Gisele”.

And to complete this triad, two images that represent this whole universe of fashion - the illustration and the magical instant of a camera, the door of so many and so many images created in all these years.

Paulo Borges

Founding Director and Creative Director of SPFW


Technical Details

Stamp issue N. 20

Art:

Gisele Bündchen Stamp: Art – Dérsu Jr. / Photo – Nino Muñoz

Filipe Jardim Stamp: Art – Filipe Jardim

Bob Wolfenson Stamp: Photo – Bob Wolfenson

Background photo: Vanessa Brentini

Art-Finishing: Jamile Costa Sallum -Correios Brasil

Print system: offset

Paper: gummed chalky paper

Souvernir Sheet with 3 stamps

Facial value: 1st class rate for domestic mail

Issue: 30,000 souvenir sheets

Design area: 38 x 38mm

Stamp dimensions: 38 x 38mm

Souvenir sheet dimensions: 137 x 85mm

Perforation: 11.5 x 11.5

Date of issue: December 29th , 2020

Place of issue: São Paulo/SP

Printing: Brazilian Mint

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