Lançamento | Série Mercosul: Moda



Sobre o Bloco

O bloco é composto por três selos que representam três importantes pilares da Moda: a modelo, o ilustrador e o fotógrafo. São estampados, respectivamente, por uma pintura da modelo brasileira Gisele Bündchen, uma ilustração de Filipe Jardim, e um close de um auto retrato de Bob Wolfenson, mostrando sua mão e uma câmera fotográfica. O fundo do bloco é composto por vários elementos de trabalho de um designer de moda, como tesoura, fita métrica, lápis de cor, canetinhas, linhas, botões, um livro de escalas de cores e um desenho de croqui. As técnicas usadas foram ilustração manual, pintura, fotografia e computação gráfica.


Moda Brasileira

A moda no Brasil tem sua história escrita junto a história do país. A Indústria Têxtil teve seu início ainda na época da colônia, e desde então se desenvolveu sendo uma das 3 maiores e mais fortes economias. É o setor que mais emprega mão de obra feminina, o mais importante emblema de toda uma indústria - da fiação ao varejo, dos cursos universitários ao dream team de modelos revelado para o mundo. Reúne mais de 30.000 empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega quase dois milhões de brasileiros.

A moda não segue cronologicamente as intensas mudanças e valores da sociedade ocidental. Dentro dela, há um olhar futurístico, com teorias novas junto a fragmentos do passado. Por isso a moda tornou-se forma de expressão da pós-modernidade, como item que reflete as diversas transformações que ocorrem, não somente como estética, mas em um contexto geral da sociedade.

A moda tem a capacidade de expressar o que somos e o que sentimos. Tem o poder de mudar a forma como as pessoas nos leem e nos interpretam, e assim construímos as nossas histórias, ídolos e referências. Os elementos da moda dizem muito sobre a vida social, econômica, identitária e histórica dos indivíduos.

Moda expressa o espirito de uma época, é mais que roupa, é uma expressão de atitude e comportamento. Diz ao mundo quem somos, traduz o nosso estilo e reflete nossa identidade, nossa cultura. Uma linguagem universal, que agrega diversas expressões, que sinaliza o novo e aponta o futuro.

Com esta vocação nasceu há 25 anos o São Paulo Fashion Week. Como instrumento de inovação e renovação, como plataforma de comunicação e ação, que propõe novos mundos e novos olhares, e na crença de que a moda atua como agente transformador e mobilizador e conector deste imenso país, aproximando os diversos “brasis”.

Moda é uma linguagem universal que dispensa tradução e agrega cada vez mais expressões, refletindo bem um momento de permanente transformação e conectividade intensa.

Mais que evento, mais que Moda, o SPFW é uma expressão cultural, artística e estética, uma forma de comunicação não verbal capaz de dizer muitas coisas. Moda como comportamento e estilo de vida está inserida no mundo inteiro em quase todas as áreas. Da criação, a fotografia, ao design, a ilustração, a carreira de grandes modelos, maquiadores, tecelões, e diversas outras profissões.

Uma emissão de selos postais sobre a Moda Brasileira não poderia deixar de homenagear sua figura mais representativa, a super modelo Gisele Bundchen, que nasceu nas passarelas do Spfw e se transformou em sinônimo de uma Profissão, e desejo de 10 entre 10 meninas do mundo inteiro. “Meu sonho é ser Gisele”.

E para completar esta tríade, duas imagens que representam todo este universo da moda - a ilustração e o mágico instante de uma máquina fotográfica, a porta de tantas e tantas imagens criadas nestes anos todos.

Paulo Borges

Diretor Fundador e Diretor Criativo do SPFW


Detalhes Técnicos

Edital nº 20

Arte:

Selo Gisele Bündchen: Arte – Dérsu Jr. / Foto – Nino Muñoz

Selo Filipe Jardim: Arte – Filipe Jardim

Selo Bob Wolfenson: Foto – Bob Wolfenson

Foto do fundo: Vanessa Brentini

Arte-Finalização: Jamile Costa Sallum - Correios

Processo de Impressão: ofsete

Papel: cuchê gomado

Bloco com 3 selos

Valor facial: 1º Porte da Carta

Tiragem: 30.000 blocos

Área de desenho: 38 x 38mm

Dimensão do selo: 38 x 38mm

Dimensão do bloco: 137 x 85mm

Picotagem: 11,5 x 11,5

Data de emissão: 29/12/2020

Local de lançamento: São Paulo/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_20_2020_moda
.pdf
Download PDF • 216KB