SOBRE O SELO
O selo, no âmbito da Série Mercosul, destaca a bela imagem de uma composição, iluminada em nuances futuristas. Ela compõe o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, um dos mais modernos e completos sistemas de transporte público no Brasil, com duas linhas: a linha 1, que liga a estação Lapa à Águas Claras, e a linha 2, que liga o Acesso Norte à Lauro de Freitas. Esse sistema, operando na sua plenitude, se configura como uma das mais efetivas soluções contemporâneas de transporte de massa em grandes centros urbanos. Foi usada fotografia arte-finalizada com a técnica de computação gráfica.
ABOUT THE STAMP
The stamp, within the scope of the Mercosur Series, highlight a beautiful image of a subway composition, illuminated in futuristic nuances. Composes the Salvador City and Lauro de Freitas Subway System, one of the most modern and complete public transportation systems in Brazil, with two lines: line 1, which connects the Lapa station to Águas Claras, and line 2, which connects the North Access to Lauro de Freitas town. This system, operating in its plentitude, is configured as one of the most effective contemporary solutions of mass transportation in great urban centers. Photography with graphic computing technique was used to finish the stamp.
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 4
Arte: Marcio Horta – Ministério das Cidades, Arquivo CCR Metrô Bahia
Processo de Impressão: ofsete
Folha: 18 selos
Papel: cuchê gomado
Valor facial: R$ 1,50
Tiragem: 360.000 selos
Área de desenho: 39mm x 21mm
Dimensão do selo: 44mm x 26mm
Picotagem: 11 x 11,5
Data de emissão: 28/07/2017
Locais de lançamento: Brasília/DF e Salvador/BA
Impressão: Casa da Moeda do Brasil
TECHNICAL DETAILS
Stamp issue N. 4
Art: Marcio Horta – Ministry of Cities, CCR Metrô Bahia Archive
Print system: offset
Sheet: 18 stamps
Paper: gummed chalky paper
Facial value: R$ 1.50
Issue: 360,000 stamps
Design area: 39mm x 21mm
Stamp dimensions: 44mm x 26mm
Perforation: 11 x 11.5
Date of issue: July 28th , 2017
Places of issue: Brasília/DF and Salvador/BA
Printing: Brazilian Mint
Série Mercosul – Transporte Público
Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (BA) Os Correios, em parceria com o Ministério das Cidades, apresentam, nesta emissão da Série Mercosul, o metrô de Salvador, compondo uma das estruturas mais modernas do país quanto à sistemas de mobilidade urbana, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, no Estado da Bahia. O trecho já implantado, em operação desde 11/6/2014, perfaz 14,4 km de extensão, do trecho total de 41,9 km, contando com 11 estações, 2 linhas e 27 veículos, a uma velocidade máxima de 80 km/h, atendendo, em média, cerca de 69 mil passageiros/dia.
Sistemas de transporte público eficientes para o trabalho, o lazer, o comércio, a escola e para os demais serviços oferecidos por uma cidade são sempre inseparáveis da qualidade de vida de seus moradores. Com a participação crucial do Ministério das Cidades, a capital baiana dá um grande passo nessa direção com o metrô de Salvador e Lauro de Freitas. Quando efetivamente concluída, a obra terá capacidade de atender a 700 mil pessoas diariamente. O metrô terá ao todo 41,9 km de extensão com 23 estações. O projeto é composto por duas linhas, a Linha 1 com 17,7 km (Lapa – Águas Claras/Cajazeiras) e a Linha 2 com 24,2 km (Acesso Norte – Lauro de Freitas). Com a obra, a metrópole terá o terceiro maior metrô do Brasil. O empreendimento conta com investimento de R$ 4,4 bilhões, do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, do governo do estado, da prefeitura de Salvador e da iniciativa privada via Parceria Pública Privada (PPP). Obra do PAC mobilidade, trata-se do maior investimento do Ministério das Cidades no Brasil. O sistema será operado pela concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela construção e operação do sistema.
Linhas:
Linha 1
• Conta com 17,7 km e 10 estações divididas em três trechos;
• Investimento total nos três trechos da Linha 1: R$ 1,6 bilhão;
• Primeiro trecho: extensão de 6,6 km e quatro estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô e Acesso Norte);
• Segundo trecho: extensão de 5,6 km e três estações (Retiro, Bom Juá e Pirajá);
• Terceiro trecho: extensão de 5,5 km e duas estações (Brasilgás e Cajazeiras/ Águas Claras).
Linha 2
• Conta com 24,2 km e 13 estações: Acesso Norte (integração com a Linha 1), Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas;
• Investimento total da Linha 2: R$ 2,8 bilhões;
• A estação Acesso Norte é duplicada e interliga as Linhas 1 e 2.
Ministério das Cidades
Mercosur Series – Public Transport
Subway System of Salvador and Lauro de Freitas (BA) The Brazilian Post, in partnership with the Ministry of Cities, presents, in this issue of the Mercosur Series, the Salvador subway, comprising one of the most modern structures in the country regarding urban mobility systems, the Salvador and Lauro de Freitas State of Bahia. The stretch already in operation since 11/6/2014, is 14.4 km long, with a total stretch of 41.9 km, with 11 stations, 2 lines and 27 vehicles, at a maximum speed of 80 km/h, attending, on average, about 69 thousand passengers/day.
Efficient public transportation systems for work, leisure, commerce, school and other services offered by a city are lways inseparable from the quality of life of its residents. With the crucial participation of the Ministry of Cities, the capital of Bahia takes a big step in this direction with the subway of Salvador and Lauro de Freitas. When completed, the project will be capable of serving 700,000 people daily. The subway will have a total length of 41.9 km with 23 tations. The project consists of two lines, Line 1 with 17.7 km (Lapa – Águas Claras/Cajazeiras) and Line 2 with 24.2 km (North Access – Lauro de Freitas). With the project, the metropolis will have the third largest subway in Brazil.
The project has an investment of R$ 4.4 billion, from the federal government, through the Ministry of Cities, the state government, the city of Salvador and private initiative through the Public Private Partnership (PPP). The work of PAC mobility is the largest investment of the Ministry of Cities in Brazil. The system will be operated by the CCR Metrô Bahia concessionaire, responsible for the construction and operation of the system.
Lines:
Line 1
• With 17.7 km and 10 stations divided into three sections;
• Total investment in the three segments of Line 1: R$ 1.6 billion;
• First section: extension of 6.6 km and four stations (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô and North Access);
• Second passage: extension of 5.6 km and three stations (Retiro, Bom Juá and Pirajá);
• Third section: 5.5 km extension and two stations (Brasilgás and Cajazeiras / Águas Claras).
Line 2
• With 24.2 km and 13 stations: North Access (integration with Line 1), Detran, Bus Station, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Airport and Lauro de Freitas;
• Total investment of Line 2: R$ 2.8 billion;
• The North Access station is duplicated and interconnects Lines 1 and 2.
Ministry of Cities
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