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Lançamento | Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor



Sobre o Bloco

A arte do bloco é composta por 4 obras originais do artista Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza onde o Cristo Redentor em primeiro plano aparece sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Os 3 selos, sobrepostos ao fundo, são obras icônicas do olhar do artista para o Cristo Redentor, revelando sua ‘pele’, formada por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes do monumento. Acima dos selos se apresenta a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. Além da fotografia, foi usada a técnica de computação gráfica.


Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor

No dia 12 de outubro de 2021, o monumento ao Cristo Redentor, um dos símbolos mais reconhecidos do Brasil, completa 90 anos de inauguração. Para comemorar esta importante ocasião, os Correios lançam um bloco postal alusivo ao monumento, de autoria do artista Oskar Metsavaht.

Em 1921, nos preparativos para as comemorações do centenário da independência, um grupo de leigos chamado “Círculo Católico” lançou novamente a ideia que já circulava no imaginário nacional desde o final do século XIX: a construção de uma estátua de Jesus Cristo sobre o Monte Corcovado. O engenheiro carioca Heitor da Silva Costa apresentou o projeto vencedor, que trazia a imagem de Jesus sobre um pedestal, segurando uma grande cruz com a mão esquerda, e o globo com a mão direita.

Em 1922, sob a liderança da escritora Laurita Lacerda, cerca de vinte mil mulheres apresentaram um abaixo-assinado ao presidente Epitácio Pessoa, pedindo autorização para a construção do monumento. Em 1923, Dom Sebastião Leme, organizou uma grande campanha de arrecadação para o monumento, que foi construído com doações do povo brasileiro.

Naquele mesmo ano, após críticas da Escola Nacional de Belas Artes, Dom Sebastião Leme solicitou a Heitor da Silva Costa a alteração do projeto, para que pudesse ser visto de longe, com maior simbolismo religioso. Com a ajuda do pintor Carlos Oswald, Heitor da Silva Costa projetou a imagem de Jesus com o tronco ereto e os braços abertos, com o mundo aos seus pés.

Em 1924, Heitor da Silva Costa viajou a Paris, onde contratou o escultor francês Paul Landowski, especialista no estilo art decó. Entre 1924 e 1926, Paul Landowski realizou uma maquete e a escultura em tamanho real da cabeça e das mãos do monumento, cujos moldes em gesso foram enviados ao Brasil em partes numeradas. O engenheiro francês Albert Caquot realizou os cálculos estruturais.

Antes de retornar ao Brasil, Heitor da Silva Costa decidiu que o monumento em concreto armado seria todo revestido por um grande mosaico de pedra sabão, um material bonito, maleável, resistente ao calor, ao frio e à erosão. Ele foi construído em cinco anos, entre 1926 e 1931, unindo a engenharia, a arquitetura e a escultura, graças ao trabalho primoroso dos operários. O arquiteto Heitor Levy foi o mestre de obras da construção, e Pedro Fernandes Viana foi o engenheiro fiscal.

Em 1929, Dom Sebastião Leme solicitou que um singelo coração fosse moldado no peito da estátua, tornando-a uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus. O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida. Por isso, foi construída na base do monumento uma capela dedicada à Padroeira do Brasil.

Ao longo de sua história o monumento ao Cristo Redentor esteve presente na filatelia brasileira. Nesta emissão, convidado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Cristo Redentor para imprimir seu olhar sobre o monumento, Oskar Metsavaht mergulhou na construção da estátua modernista em concreto armado que resultou numa pesquisa artística, arquitetônica e conceitual sobre o Cristo Redentor. O artista apresentou uma leitura contemporânea de sua simbologia, onde espiritualidade, arte e arquitetura se cruzaram em uma divina geometria, criando um dos mais belos e significativos símbolos da cultura universal.

A mobilização da sociedade para a construção do Cristo Redentor pode ser representada através dos milhares de mosaicos de pequenas pedra-sabão, onde cada um caracteriza uma pessoa ou família que contribuiu com doações ou trabalho, revela que a construção do Cristo Redentor foi um projeto pioneiro de crowdfunding.

Agora, através dos Correios, o monumento ao Cristo Redentor, ao comemorar seus 90 anos, é homenageado e propagado por meio da Filatelia.


Detalhes Técnicos

Edital nº 14

Arte: Oskar Metsavaht & OM.Art

Processo de Impressão: Ofsete com tintas especiais

Papel: cuchê gomado

Bloco com 3 selos

Valor facial: R$ 3,95 (cada selo)

Tiragem: 20.000 blocos

Área de desenho: 35 x 25mm

Dimensão do selo: 40 x 30mm

Dimensão do bloco: 200 x 200mm

Picotagem: 11,5 x 12

Data de emissão: 24/9/2021

Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ

Impressão: Casa da Moeda do Brasil



 

Special Postal Issue | Tribute to the Monument Christ the Redeemer


About the Souvenir Sheet

The souvenir sheet artwork is composed of 4 original works by the artist Oskar Metsavaht. The background consists of a photograph in shades of gray where the Christ the Redeemer statue in the foreground appears over the Natural Monument of Cagarras Islands, a conservation unit located in front of Ipanema Beach, in Rio de Janeiro. The 3 stamps, superimposed on the background, are iconic works of the artist’s view of Christ the Redeemer, revealing its ‘skin’, formed by thousands of triangle-shaped small soapstones. The photos were printed in black with a silver background to highlight the monument’s details. Above the stamps it’s presented the commemorative signature with the official logo of the Christ the Redeemer Sanctuary. In addition to photography, the computer graphics technique was used.


Tribute to the Monument Christ the Redeemer

On October 12, 2021, the monument Christ the Redeemer, one of the most recognized symbols in Brazil, completes 90 years of inauguration. To commemorate this important occasion, Correios launched a souvenir sheet depicting the monument, designed by the artist Oskar Metsavaht.

In 1921, in preparation for the celebrations of the centenary of independence, a group of lay people called the “Catholic Circle” launched again the idea that had been circulating in the national imagination since the end of the 19th century: the construction of a statue of Jesus Christ on the Mount Corcovado. Engineer Heitor da Silva Costa from Rio de Janeiro presented the winning project, which featured the image of Jesus on a pedestal, holding a large cross in his left hand, and the globe in his right hand.

In 1922, under the leadership of the writer Laurita Lacerda, around twenty thousand women presented a petition to President Epitácio Pessoa, asking for authorization to build the monument. In 1923, Dom Sebastião Leme organized a large fundraising campaign for the monument, which was built with donations from the Brazilian people.

That same year, after criticism from the Escola Nacional de Belas Artes (Fine Arts School), Dom Sebastião Leme asked Heitor da Silva Costa to change the project, so that it could be seen from afar, with greater religious symbolism. With the help of the painter Carlos Oswald, Heitor da Silva Costa designed the image of Jesus with his torso erect and arms outstretched, with the world at his feet.

In 1924, Heitor da Silva Costa traveled to Paris, where he hired the French sculptor Paul Landowski, a specialist in the art deco style. Between 1924 and 1926, Paul Landowski made a mockup and a life-size sculpture of the head and hands of the monument, whose plaster casts were sent to Brazil in numbered parts. French engineer Albert Caquot performed the structural calculations.

Before returning to Brazil, Heitor da Silva Costa decided that the reinforced concrete monument would be entirely covered with a large mosaic of soapstone, a beautiful, malleable material, resistant to heat, cold and erosion. It was built in five years, between 1926 and 1931, bringing together engineering, architecture and sculpture, thanks to the exquisite work of the workers. Architect Heitor Levy was the construction foreman, and Pedro Fernandes Viana was the fiscal engineer.

In 1929, Dom Sebastião Leme requested that a simple heart be molded into the chest of the statue, making it a stylized image of the Sacred Heart of Jesus. The monument was inaugurated on October 12, 1931, the day of Nossa Senhora Aparecida. For this reason, a chapel dedicated to the patroness saint of Brazil was built at the monument base.

Throughout its history, the monument Christ the Redeemer has been present in Brazilian philately. In this issue, invited by the Archdiocese of Rio de Janeiro and the Christ the Redeemer Sanctuary to print his gaze on the monument, Oskar Metsavaht delved into the construction of the modernist statue in reinforced concrete that resulted in an artistic, architectural and conceptual research on Christ the Redeemer. The artist presented a contemporary reading of its symbology, where spirituality, art and architecture intersected in a divine geometry, creating one of the most beautiful and significant symbols of universal culture.

The mobilization of society for the construction of Christ the Redeemer can be represented through thousands of small soapstone mosaics, where each one features a person or family who contributed donations or work, reveals that the construction of Christ the Redeemer was a pioneering project of crowdfunding.

Now, through Correios, the monument to Christ the Redeemer, celebrating its 90th anniversary, is honored and propagated through Philately.


Technical Details

Stamp issue N. 14

Art: Oskar Metsavaht & OM.Art

Print system: offset with spot colours

Paper: gummed chalky paper

Souvenir sheet with 3 stamps

Facial value: R$ 3.95 (each stamp)

Issue: 20,000 souvenir sheets

Design area: 35 x 25mm

Stamp dimensions: 40 x 30mm

Souvenir sheet dimensions: 200 x 200mm

Perforation: 11.5 x 12

Date of issue: September 24th , 2021

Place of issue: Rio de Janeiro/RJ

Printing: Brazilian Mint

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