Lançamento | 250 Anos de Ludwig van Beethoven


Sobre o Selo

A arte do selo apresenta Beethoven em uma de suas representações mais emblemáticas e famosas: a pintura-retrato Beethovens mit der Partitur zur Missa Solemnis (Beethoven com a partitura de Missa Solemnis), do alemão Joseph Karl Stieler. Ao fundo foi inserido um trecho da partitura de “Missa Solemnis”, que está retratada na pintura. Na parte inferior direita, o logotipo oficial do projeto BTHVN 2020, que, embora possua um aspecto contemporâneo pela exclusão das vogais de seu nome, era a maneira como o próprio compositor assinava várias de suas obras. Foi utilizada técnica de computação gráfica.


250 Anos do Nascimento de Ludwing van Beethoven

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) é o compositor clássico mais tocado no mundo, e um dos mais importantes embaixadores da cultura europeia. Seu trabalho pertence à herança cultural de toda a humanidade. O interesse pela sua música permaneceu inabalável por séculos e se tornou um fenômeno global. Beethoven é onipresente e eternamente moderno. Seu nome é conhecido muito além do mundo da música: ele fascina até mesmo movimentos e une pessoas nos mundos da publicidade, do cinema, dos esportes e da política.

Beethoven criou universos musicais e obras frutíferas que romperam os limites da imaginação humana da sua época e deixaram uma marca duradoura na história da música. Ele é uma prova fascinante de que a criatividade humana não tem limites, e se rebelou contra qualquer aparência de rotina convencional. Além disso, foi um intelectual independente e pensador de vanguarda que expandia os limites da música e constantemente apresentava novas questões à sociedade. Várias de suas criações mais poderosas foram criadas quando ele já enfrentava o aprofundamento de sua surdez. Sua arte radical fez dele uma inspiração e um modelo para um número incontável de pessoas. Sua música é visionária e reflete a sociedade europeia em um estado de agitação; até agora, já transcendeu seu contexto original e aponta o caminho para o modernismo. Suas obras dão voz à uma vontade desenfreada relacionada à mudança social, ao mais alto humanismo, à liberdade das artes e às utopias sociais, que reivindicaram validade universal até os dias de hoje. Sua música nos leva a questões centrais de nossa identidade e do futuro de nossa sociedade.

Eventualmente, Beethoven assinava suas cartas e partituras com a abreviatura ‘Bthvn’. Os principais temas do BTHVN2020 têm relação com essas letras:

• Beethoven como um cosmopolita da cidade de Bonn

• Beethoven como um Talentoso compositor

• Beethoven como um Humanista

• Beethoven como um Visionário

• Beethoven como um amante da Natureza

Ralf Birkner - Diretor Executivo

Malte Boecker - Diretor Artístico

BTHVN2020 - Sociedade do Aniversário de Beethoven


Detalhes Técnicos

Edital nº 12

Pintura: Josef Karl Stieler

Arte Finalização: Daniel Effi/Correios

Processo de Impressão: Ofsete

Papel: cuchê gomado

Folha com 24 selos

Valor facial: R$ 2,05

Tiragem: 720.000 selos

Área de desenho: 38 x 38mm

Dimensão do selo: 38 x 38mm

Picotagem: 11,5 X 11,5

Data de emissão: 17/9/2020

Local de lançamento: Brasília/DF

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


edital_12_2020_250_anos_beethoven
.pdf
Download PDF • 203KB

Commemorative Postal Issue 250 Years of Ludwig van Beethoven


<