Império do Brasil - Aspectos do Correio Marítimo Brasil – Portugal | Klerman Lopes

Klerman Wanderley Lopes


Introdução: Este fascinante capítulo da História Postal do Brasil e de Portugal tem despertado pouco interesse dos colecionadores brasileiros. Tal fato talvez seja devido à ausência de selos postais na imensa maioria das suas peças filatélicas, em razão do virtual monopólio postal marítimo exercido pelo Correio Marítimo Britânico durante longo período. No entanto, sob a ótica das Marcas Postais dos dois Países dificilmente se encontrará terreno tão fértil à investigação. Como sempre à espera de contribuições dos nossos estudiosos, ofereço aos leitores esta introdução ao estudo das relações com o nosso maior parceiro postal à época.

1º Período – de 1798 a 1828

  • Os “Correios Maritimos” foram criados pelo Alvará de 20 de Janeiro de 1798;

  • A partir de 1º de Março de 1798 foi estabelecida linha estatal de Paquetes Correios Marítimos para o Brasil, com viagens a cada 2 meses em direção à Bahia e ao Rio de Janeiro;

  • 1º porte das cartas até 4 oitavas fixado em 80 réis, geralmente pago pelo destinatário;

  • Os Navios Mercantes e os Navios de Guerra Portugueses também podiam conduzir correspondência, estando sujeitos aos mesmos portes;

  • Os portes foram mantidos até 1828, após a Independência do Brasil (7/9/1822)

2º Período – de 1828 a 1851

  • A partir de 19 de Julho de 1828 as cartas vindas do Brasil passaram a ser consideradas como “cartas estrangeiras por via de mar”, pagando 160 réis pelo 1º porte de 4 oitavas na chegada a Portugal, quaisquer fossem os navios que as transportassem. (carimbo “C. Est. De N” – Cartas Estrangeiras de Navio).

  • Nessa essa época, os Paquetes Correios Marítimos e os Navios de Guerra não faziam mais o Correio, ficando esse serviço a cargo dos Paquetes Britânicos (principalmente) e dos Navios Mercantes de todas as nacionalidades.

3º Período – de 1851 a 1877

  • Iniciou-se a 1ª ligação postal direta com o Brasil através de Paquetes a Vapor Ingleses

  • As linhas do Atlântico Sul eram operadas paralelamente por Navios Mercantes (NM) e Paquetes Transatlânticos.

  • Após a ratificação da Convenção Postal Brasil-França em 01 de Outubro de 1860 os Paquetes da “Coimpagnie des Messageries Maritimes Impériales” começam a operar regularmente nessa rota. Pela primeira vez torna-se obrigatório, somente para esta Compania, o uso de selos brasileiros ( 60 Réis de franquia “pelo primeiro porto”) na correspondência ao Exterior.


Os Paquetes Transatlânticos se caracterizavam em 2 tipos, a saber:


1 - Paquetes subsidiados (PS): Recebiam ajuda do governo a que pertenciam; Os correios recebiam um abono pelas malas de correspondências transportadas e as tabelas de portes eram fixadas por Convenções ou Acordos Postais. Principais linhas:

A) Royal Mail Steam Packet Co: 1ª companhia a operar, mediante contrato com a Administração Postal Britânica em Janeiro de 1851; Saída de Southhampton no dia 9 de cada mês. Chegada a Lisboa dia 13, escalas em Madeira, Tenerife e S. Vicente, em Pernambuco dia 30, na Bahia dia 2 do mês seguinte e no Rio de Janeiro no dia 6. Essa linha se prolongava a Montevidéu (dia 11) e Buenos Aires (dia 13). Em 1858 deixou de fazer as escalas em Madeira e Canárias.

A partir de 01/1875 estabeleceu uma segunda linha partindo de Lisboa no dia 28 de cada mês. Eventualmente, por motivo de quarentena sanitária, a correspondência destinada a Portugal era desembarcada em Vigo (Espanha) - onde havia uma Agência Postal Britânica - e daí encaminhada ao seu destino.


B) South American and General Steam Navigation Co: Início em 1853. Subsidiada em 1854. Saídas de Liverpool com chegadas a Lisboa no dia 29 de cada mês, partindo para S. Vicente, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. No regresso fazia as mesmas escalas. Cessou as operações em 1855.


C) Compagnie des Messageries Impériales Maritimes: Início em 24 de Maio de 1860, saindo de Bordeaux e chegando a Lisboa no dia 29 de cada mês e fazendo a mesma rota das precedentes. Em 1874 ocorreu a abertura de 2ª linha saindo de Lisboa nos dias 8 (ou 9) e 23 de cada mês. Viagem com duração de 22 dias entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Até 1875 a correspondência endereçada à Espanha era desembarcada em Lisboa de onde seguia por via terrestre.

D) Pacific Steam Navigation Co: Início em 1868 saindo de Liverpool e sempre com escala em Bordeaux.. Duas linhas mensais, subsidiados a partir de 01/09/1871, partindo de Lisboa a 4 e 19 de cada mês. A partir de 14/01/1873 as linhas passaram a ser semanais, reduzindo-se a quinzenais em 18/03/1874. Dirigiam- se ao Rio com escalas alternadas em Pernambuco e na Bahia. Conexão para Montevidéu e Buenos Aires.

2 - Paquetes não subsidiados (PNS): Não recebiam ajuda do governo e não cobravam dos Correios pela correspondência transportada, tendo como compensação a redução nas tarifas de tonelagem pagas nos portos; As tabelas dos portes eram fixadas pelo Correio.

Principais linhas:


A) Hamburg Company, saindo de Lisboa dias 13 e 17 de cada mês em direção à Bahia, Rio e Santos.

B) Bremem Lloyd Company, saindo de Lisboa dia 5 de cada mês com destino à Bahia e Rio de Janeiro.


Outras companhias menores faziam escalas no Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio e Santos.


Tabela de taxas Portuguesas aplicadas às cartas provenientes do Brasil, correspondentes ao 1º porte de navio.

(Os valores dos portes eram carimbados no canto frontal superior direito das cartas).

1 – Paquetes Correios Marítimos De 01/03/1798 a 18/07/1828: até 4 oitavas – 80 réis.

2 – Navios Mercantes (NM) De 19/07/1828 a 13/08/1861: até 4 oitavas – 160 réis.

De 14/08/1861 a 17/08/1870: até 15 gramas – 160 réis.

De 18/08/1870 a 30/06/1876: até 10 gramas – 100 réis.

De 01/07/1876 a 30/06/1877: até 15 gramas – 100 réis.

A partir de 01/07/1877 (UPU): até 15 gramas – 50 réis.