top of page

Exposição / Palestra - Folhinhas Filatélicas do Brasil

Com a presença de inúmeros associados, recebemos para apresentação em exposição/palestra o Sr. Gerson Francisco Quinhone, que apresentou parte de sua coleção "Folhinhas Filatélicas do Brasil".


Com esmero e conhecimento do assunto Gerson discorreu sobre as principais características desse segmento filatélico despertando o interesse de todos os presentes.


Curiosidades a respeito dessas emissões oficiais e particulares foram devidamente esmiuçadas deixando claro o importante papel desse material nas mais diversas áreas de nossa filatelia.


Tema: FOLHINHAS FILATÉLICAS DO BRASIL


A FOLHINHA FILATÉLICA é uma peça emitida pelos Correios ou por particulares em papel cartão ou apergaminhado, composta por um selo impresso geralmente uma réplica do selo comemorativo usado para portear a correspondência e dizeres sobre a comemoração do mesmo. A folhinha pode ser selada ou não e ainda pode ou não ter um carimbo comemorativo. As folhinhas são classificadas, como: Oficiais, Autorizadas e Particulares (Comemorativas).


FOLHINHA OFICIAL é uma peça filatélica emitida pelo próprio Correio. No Brasil, entre o período de 1945 a 1966 foram emitidos 30 modelos de folhinhas oficiais.


FOLHINHA AUTORIZADA também é uma peça filatélica autorizada pelo Correio no período de 1940 a 1949. No Brasil foram emitidas 13 folhinhas autorizadas.


FOLHINHA PARTICULAR é uma folhinha não oficial, feita por entidades particulares para ser distribuída como lembrança, durante algum evento comemorativo. As Folhinhas Particulares, não são tão comuns nos dias de hoje, porém circularam bem, até meados do início dos anos 80.


FOLHINHAS FILATÉLICAS são peças filatélicas, pois era possível utilizar o selo adesivo ou fixo como porte no envio de um cartão ou mesmo colar a folhinha numa carta.


A diferença entre o valor nominal e o preço de custo da folhinha destinava-se a financiar o evento.

Isto, entretanto, não ocorre com os editais, considerados souvenires filatélicos, sem qualquer valor de postagem. Os editais são as certidões de nascimento do selo postal.


Gerson Francisco Quinhone




117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page