top of page

Expo AFINET

A AFINET é uma associação de filatelistas no mundo virtual da internet, criada na Espanha  e com sede em Madri,  tem registro naquele país em julho de 2004, tendo como objetivo divulgar a filatelia nos meios virtual e real.


A associação mantém dois fóruns para discussão: Ágora em Filatelia (gr. : local de reunião, centro político de uma cidade) em http://www.agoradefilatelia.org/ . e o fórum Afinet em http://www.afinet.org/forum/ .


O Boletim eletrônico da AFINET, “6 cu@rtos de Afinet” em espanhol, é disponibilizado no site em arquivos .pdf com excelentes artigos sobre filatelia podendo ser feito o download de cada número editado formando uma interessante biblioteca virtual de filatelia no computador em língua espanhola, de fácil compreensão mesmo para os leigos.


E falando em livros, a biblioteca do site da AFINET é gigantesca, com muitos livros e artigos sobre a filatelia espanhola, mas muita coisa também sobre o mundo filatélico em geral, ou seja, um bom lugar para se pesquisar e ampliar os conhecimentos de nossas próprias coleções, ou iniciar novas.


O site disponibiliza algumas folhas de álbuns clássicos e temáticos, tais como Pássaros canadenses (1996-2001), Gran-Bretanha (1840-1936), França pinturas (1961-2006) e outros, bom início de uma nova coleção.

Para os colecionadores de Espanha, o site fornece uma série de catálogos específicos de selos, carimbos, marcofilia, etc.


EXPO-AFINET


Uma das grandes contribuições à filatelia mundial, a EXPO-AFINET está em sua segunda edição. A Exposição Virtual da AFINET é aberta a todos os filatelistas que queiram se inscrever e enviar as suas coleções e ficará no ar de 1º de julho a 31 de agosto de 2016.


O link para a exposição é:

http://www.afinet.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=596&Itemid=100150 e para se ver cada coleção basta clicar em cima de cada uma delas.


De 43 coleções expostas, temos quatro filatelistas brasileiros apresentando suas coleções:


Agnaldo de Souza Gabriel com a coleção (Re)Descobrindo o Brasil,

Carlos Dalmiro Silva Soares, Lenin: the man, the myth and this time,

Roberto Antonio Aniche, Sepulturas e cemitérios

Paulo Duek, Ayrton Senna 1960-1994


Há realmente coleções interessantíssimas, por exemplo a do Ayrton Senna, que sai da mesmice desta temática, apresentando peças pouco conhecidas e certamente difíceis de serem encontradas; duas coleções sobre Miguel de Cervantes e sua fantástica obra (hoje Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU) e muitas outras que merecem ser visitadas.

A iniciativa da AFINET é das mais louváveis, pois traz inúmeros benefícios à Filatelia e aos Filatelistas que tem desta maneira uma oportunidade ímpar de conhecer novas coleções, estudá-las, aumentar seus conhecimentos gerais e filatélicos, para colecionar, ou ampliar e melhorar suas coleções.

Convido a todos a visitarem o site da AFINET e a Exposição Virtual. Bom divertimento!


Dr.Roberto Aniche

Membro da SPP Soc.Philatélica Paulista

Membro da SOBRAMES Soc.Bras.Médicos Escritores




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page