top of page

Emissão Postal - Natal 2018 – 200 anos da canção "Noite Feliz"

SOBRE OS SELOS

Os selos autoadesivos estão recortados no formato de uma estrela de oito pontas, número considerado símbolo do equilíbrio cósmico, a ligação entre o físico e o espiritual. Um dos ícones do Natal, a estrela é um objeto norteador, pois Cristo é a “estrela Guia da Humanidade”. No primeiro selo, estão as representações dos criadores da canção: Padre Mohr, que aparece, também, escrevendo a letra, e o músico Franz Gruber, de perfil e tocando violão. Ao fundo, em sépia, a partitura do hino. No canto inferior direito o título “Noite Feliz, 200 Anos”, em português e alemão. No segundo selo, a Capela Noite Feliz, localizada em Oberndorf, Áustria, destaca-se na paisagem de uma noite de inverno, rodeada por símbolos Natalinos, luzes e pinheiros decorados, sob um céu estrelado, onde se sobressai uma delas, com brilho intenso, referência à noite de 24 de dezembro. Na lateral esquerda, a letra de “Stille Nacht”, em alemão. Acima, ao centro, o título “Noite Feliz, 200 Anos”, em alemão e português. Em ambos os selos foi utilizada tinta especial dourada, nos títulos, na palavra “Brasil”, e nos portes dos selos, situados no canto inferior direito.


SOBRE O BLOCO

O bloco com dois selos foi recortado com faca especial, no formato de oratório, em referência à Capela Noite Feliz, de Oberndorf, Áustria, onde foi composta a cantiga “Stille Nacht”. Nas abas laterais, a letra da famosa canção, à esquerda na língua original, em alemão, e na aba à direita, em português, ambas impressas com tinta especial na cor amarela. Na aba central, os dois selos dessa emissão, já descritos. No primeiro selo, a imagem dos compositores foi coberta com verniz localizado, e a partitura em sépia avança além dos limites do picote. No segundo selo, o verniz cobre a imagem da Capela. Em ambos os selos, os títulos, a palavra “Brasil” e os valores faciais, foram impressos com tinta calcográfica. O céu estrelado do segundo selo foi expandido para todo o bloco, pintado com tinta UV. Na lateral esquerda, um vitral exibe a figura do Padre Mohr, e, abaixo a cidade de Oberndorf. Na lateral direita o vitral traz a imagem do instrumentista Franz Gruber sobre a representação de seu povoado, Arnsdorf. Nas laterais inferiores aos vitrais, foram impressos em hot-stamping arabescos dourados com símbolos natalinos. Ao centro, na parte superior, a estrela de oito pontas e o título da emissão, “Noite Feliz, 200 Anos”, escritos em português e alemão, foram impressos, também, em hot-stamping dourado, destacando e enobrecendo a emissão, fazendo contraste com o céu noturno salpicado de estrelas.


DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 18

Arte: José Carlos Braga

Bloco

Bloco com 2 selos

Dimensão da minifolha: 200 x 177 mm

Processo de Impressão: ofsete, hot stamping, tinta calcográfica, verniz e tinta UV

Papel: cuchê gomado

Valor facial: R$ 8,50 (R$ 4,25 cada selo)

Tiragem: 50.000 blocos

Área de desenho: 30 x 40 mm

Dimensão dos selos: 30 x 40 mm

Picotagem: 12 x 11,5

Selos autoadesivos

Folhas: 15 selos cada

Processo de Impressão: ofsete + spot color

Papel: cuchê autoadesivo

Tiragem: 1.050.000 selos de cada

Área de desenho: 57 x 57 mm

Dimensão dos selos: 57 x 57 mm

Picotagem: semi-corte

Valor facial: 1º Porte Carta Comercial

Valor facial: 1º Porte Carta Não Comercial

Data de emissão: 6/12/2018

Locais de lançamento: Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, Divinópolis/MG, Belém/PA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Teresina/PI, Curitiba/PR, Penedo/RJ, Porto Velho/RO, Gramado/RS, São José/SC e São Paulo/SP

Impressão: Casa da Moeda do Brasil


Animação: É necessário instalar o app HP Reveal e criar uma conta. Deve-se aproximar o smartphone dos selos do bloco, até que o app irá revelar uma bela animação sobre a história da canção Noite Feliz.







31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page