top of page

Emissão Comemorativa: Brasil na Copa do Mundo FIFA 2018

SOBRE OS SELOS


Os selos foram desenvolvidos em um se-tenant que fazem alusão à participação do Brasil na Copa FIFA 2018, na Rússia. A jornada começa na cidade de Rostov-on-Don, passando por São Petersburgo (no 1º selo), rumando a Moscou (no 2º selo), que além de ser o palco do 3º jogo, também é a cidade da realização da final, com os respectivos nomes em micro letra. Compostos pelos grafismos de identidade da FIFA, os selos mostram um jogador e sob ele, uma trilha acompanhada pelas estrelas verdes e amarelas representando os cinco campeonatos do Brasil, caminhando para a então possível conquista da sexta estrela, em Moscou. Há ainda a presença de outros elementos que caracterizam a Rússia, como as letras "RU", a matrioskae a nave que representa a conquista espacial. De fundo, estão os diversos elementos da identidade visual do evento, e no alto, em posição de destaque, o Logotipo Oficial do evento (que há versões apenas em inglês e russo). Foi utilizada a técnica

de ilustração vetorial.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 6 Arte: Daniel Effi – Correios Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Folha com 18 selos (9 se-tenants) Valor facial: R$ 2,25 Tiragem: 540.000 selos Área de desenho: 26mm x 44mm Dimensão do selo: 26mm x 44mm Picotagem: 11,5 x 11 Data de pré-lançamento:09/06/2018 Local de pré-lançamento: Belo Horizonte/MG Data de emissão: 14/06/2018 Locais de lançamento: Brasília/DF, Foz do Iguaçu/PR, São Paulo/SP e Fortaleza/CE Impressão: Casa da Moeda do Brasil


Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2018


A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, no Uruguai, tendo a participação de 13 equipes convidadas. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.


A cada quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA atrai milhões de torcedores e entusiastas do futebol de todo o mundo, sendo considerado o maior evento mundial para apenas um esporte. As emissões oficiais de selos em comemoração ao acontecimento ressaltam a importância desse torneio para o país anfitrião, promovendo um marco na história do colecionismo. Pela primeira vez em sua história, a Rússia sediará a Copa do Mundo da FIFA, em 2018. No período de 14 de junho a 15 de julho, 32 seleções estarão competindo pelo título de campeão da Copa do Mundo da FIFA 2018.


A organização dos jogos propôs como sedes, as seguintes cidades: Kaliningrado, Kazan, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, e Ecaterimburgo. A escolha foi tomada considerando a redução do tempo de viagem entre as cidades – já que a Rússia possui 11 fusos horários e mais de 10.000 km de distância entre dois pontos - todas estão localizadas na Rússia Europeia, com exceção de Ecaterimburgo, que está situada na Rússia Asiática. São 11 cidades-sede e 12 estádios, sendo dois deles localizados em Moscou. Mais uma vez o Brasil se qualifica para o mundial, permanecendo como único país que participou de todas as edições dessa competição, sendo essa a 21ª Copa do Mundo de Futebol. Também, o Brasil é o maior vencedor com cinco torneios, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A arte dessa emissão representa a trilha a ser percorrida pela Seleção Brasileira na Rússia, para mais uma conquista, desde o ponto inicial, na cidade de Rostov on Don, passando por São Petersburgo e terminando em Moscou, que será o palco da grande final.


COPA DO MUNDO E FILATELIA

A experiência mostra que programas filatélicos de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2018, esgotam-se rapidamente devido à grande procura por parte de ávidos colecionadores e fãs do futebol do mundo todo. A Filatelia assume, mais uma vez, o importante papel de registrar e divulgar momentos importantes da história esportiva brasileira. Em todo o mundo, os colecionadores podem comemorar a Copa do Mundo da FIFA 2018 de uma forma única e especial. Com o Programa Filatélico Comemorativo Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2018, os Correios eternizam, por meio dos selos postais, a principal competição internacional de futebol do mundo.





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page