top of page

"Como se descobrem as cores nos selos Brasileiros"

Amigos Filatelistas,


Neste próximo sábado, dia 10/12, às 10h, teremos a apresentação de Romeu Natale, que vem do Rio de Janeiro especialmente para nos apresentar sua dissertação de mestrado sobre colorimetria de selos postais brasileiros e seu projeto de tese de doutorado. 


Segue ementa:"Como se descobrem as cores nos selos brasileiros? Nós temos os selos mais coloridos do mundo, depois da Inglaterra com os  seus Machins. Mas isso é um grande problema. Como identificar essas  cores? Essa resposta não é simples, assim como não é simples explicar a  formação das cores. Nos selos ordinários é um pouco mais fácil do que  nos comemorativos, principalmente a partir da década de 1970, quado os  selos passaram a ser totalmente coloridos, quadricrômicos. Vamos  entender o que tudo isso quer dizer e como podemos determinar uma cor em um selo."


Como ele apresentará técnicas de análise de cor, o tema está diretamente ligado à pesquisa que estamos desenvolvendo no GEFITRA sobre os machins.


No período da tarde, teremos a nossa famosa  venda sob oferta de material de associados da S.P.P.


Contamos com a participação de todos (membros e não membros dos Grupos de estudo) nesse nosso último encontro presencial do ano dos Grupos de Estudos. O debate tem sido sempre muito produtivo.


Saudações filatélicas,

Fernando Silva Moreira dos Santos

SPP



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page