Filatelia é colecionar selos!

© 2019 por SOCIEDADE PHILATELICA PAULISTA.

  • Instagram B&W
pwo-logo.gif

Associado da SPP é admitido em organização filatélica

PWO (Philatelic Webmaster Organization) uma associação que reúne construtores de sites voltados à filatelia.


A Philatelic Webmaster Organization (PWO) foi criada com a finalidade de promover, apoiar e desenvolver a filatelia através da construção de sites filatélicos.


Entre as muitas organizações nacionais e internacionais que agrupam os colecionadores de selos ou profissionais de filatelia e que representam seus interesses, foi criada esta organização que reune pessoas que combinam o seu passatempo filatélico com a atividade de desenvolvimento de sites: são os “Philatelic Webmasters” (PW).


A PWO reune uma classe especial de colecionares, cujo trabalho é similar mas sensivelmente diferente de jornalistas filatélicos, agrupados pela Associação Internacional de Filatelia Jornalista (AIJP) ou de editores representados pela Associação International de Editores de Catálogos, Álbuns e Publicações Filatélicas (ASCAT).


O PW reune na internet aquilo que tanto gosta: informações diferenciadas sobre seu hobby, combinada com seu conhecimento de programação para a WEB. Em geral, começam por si mesmos, sendo empurrados por um impulso interior de compartilhar com os outros esse hobby e por seu interesse na exploração de uma nova dimensão da comunicação humana, tornada possível pela (r)evolução tecnológica. Outra diferença é que a imensa maioria dos PW é composta por amadores e também que o seu número excede largamente tanto o número de jornalistas filatélicos profissionais como o de editores filatélicos, agrupados pela AIJP e ASCAT.


Alguns PW têm participado em competições da Web propostos pelas organizações que representam a filatelia tradicional (como o FIP ou MIDAPHIL). A participação é interessante, mas muitas vezes decepcionante devido a falta de compreensão dos jurados para com a especificidade da programação filatélica. Os critérios nem sempre são claros, quando não ausentes: a qualificação de juízes em webmastering é bastante desconhecida e, normalmente, nem existem as folhas de pontuação.


Nos últimos anos o número de jovens filatelistas tem continuamente diminuído. Novas possibilidades, como jogos e navegação na internet tem-se mostrado mais atraentes do que a coleção de selos mas, através da atividade de webmastering filatélico, está-se abrindo uma nova chance para recuperar o interesse dos jovens para a coleção de selos.


Os associados da PWO tem uma grande vantagem na divulgação da filatelia: são membros de uma organização estruturada e tem os meios e o conhecimento para se comunicar em todo o mundo, com uma eficiência incomparável e com custos mínimos.


A PWO conta hoje com mais de 350 membros, distribuídos pelo mundo todo, com cerca de 380 sites disponibilizados aos filatelistas.

Os membros e sites podem ser acessados através da página da PWO.




1 visualização