top of page

Apresentação Grupo de Estudos "Correspondências em tempo de Guerra" - Brasil 1939/45

Caros Amigos Filatelistas,


Conforme anunciado em nosso Facebook, realizaremos no dia 23/09, próximo sábado, às 10h, mais um encontro dos Grupos de Estudos da Sociedade Philatelica Paulista e estão todos convidados a comparecer fisicamente ou por meio de nossa transmissão ao vivo pelo Facebook.


A transmissão ao vivo foi totalmente atualizada. O som e a imagem estão com excelente qualidade. A interação pode ser feita em tempo real, por meio de perguntas enviadas nos comentários do vídeo.

A apresentação intitula-se “Correspondências em tempo de guerra (Brasil, 1939-1945)” e será ministrada por Henrique de Vasconcelos Cruz.


Henrique é Chefe da Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste / Fundação Joaquim Nabuco. Possui Bacharelado em Museologia (2006) e Mestrado em Museologia e Patrimônio (2014) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Desde 2007 é Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, atuando como museólogo no Museu do Homem do Nordeste. Foi presidente do Fórum dos Museus de Pernambuco (2011-2013). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museu, Museologia, História dos Museus e da Museologia, Documentação Museológica.


A coleção será apresentada completa, com 5 quadro (80 folhas) e aborda a história postal brasileira no período da segunda guerra mundial, utilizando correspondências civis e militares, expedidas no contexto nacional e internacional.

A imagem acima é parte da coleção, sendo uma correspondência do Rio de Janeiro (15 ago. 1940) para Landes, França. Pagou porte 1.200 réis (1º. porte para o exterior). Marca de triagem Transorma vermelha "AD". Interceptada na zona livre da França, recebeu a marca "NE PEUT ÊTRE ACHEMINÉ: / ZONE OCCUPÉE". No Reino Unido recebeu etiqueta de censura "P.C. 90 / OPENED BY / EXAMINER 1331" e nos EUA a marca "RETURN TO SENDER / SERVICE SUSPENDED" e reenviada para o Brasil. Recepção no Rio de Janeiro (21 out. 1941).

Esperamos por vocês em nossa Sede Social.

Saudações filatélicas,


Fernando M. dos Santos

Coordenador dos Grupos de Estudos

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page