top of page

114ª REUNIÃO DA COMISSÃO FILATÉLICA NACIONAL


Em 26 de julho de 2016, foi realizada a 114ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional – CFN. O evento aconteceu no Salão Nobre do Edifício Sede da ECT, em Brasília, e contou com a presença do Presidente dos Correios, Dr. Guilherme Campos, e do Chefe do Gabinete da Presidência, Sr. Cristiano Morbach.

Foram membros da 114ª Comissão Filatélica Nacional:


§  Alexandre Case, Chefe do Departamento de Relações Institucionais e de Comunicação dos Correios - DERIC.


§  Maria de Lourdes Fonseca , Analista de Correios, Secretária da CFN


§  Luciana Ramos - Representando o Departamento de Marketing da Vice-Presidência de Rede e Varejo dos Correios.


§  Dulcidio Pedrosa -  Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC


§  Ricardo Froes, Representando o Ministério da Cultura


§  Reinaldo Macedo, Presidente da Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF


§  Marcio Javaroni de Oliveira, Presidente  da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF


§  Wady Vidal,  Representando a Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos – ABCF.


§  José Luiz Peron - Representando a Associação Filatélica e Numismática de Brasília – AFNB.


§  Marcio Vianna, Representando o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitco Nacional


§  André Ronzani, Gerente Corporativo Museu Correios


A Comissão Filatélica Nacional - CFN foi instituída em 1946 e sua primeira reunião aconteceu em 1949.

Neste ano, a Gerência de Filatelia instituiu inovações no agrupamento e seleção de motivos. Foram recebidas cerca de 500 sugestões, das quais foram validadas 163 propostas,  selecionadas previamente para serem avaliadas por Grupos Focais, compostos por filatelistas, técnicos e especialistas nos principais temas propostos, a fim de trazer para decisão da CFN os motivos considerados de maior interesse filatélico.

Os Grupos Focais elegeram 20 motivos  que foram apresentados aos membros da CFN. Na Reunião foram escolhidos 8 (oito motivos) que comporão o Programa de Selos de 2017. O resultado será divulgado até 31 de agosto, após homologação pelo MCTIC.


Programa de emissão de selos comemorativos e especiais de 2017


No dia 26 de julho de 2016, ocorrerá, no Salão Nobre do Edifício Sede dos Correios, em Brasília, a 114ª Reunião da Comissão Filatélica Nacional – CFN, com o objetivo de eleger os motivos temáticos dos selos comemorativos e especiais de 2017, conforme critérios estabelecidos na Portaria 500/2005, de 8 de novembro, do Ministério das Comunicações.


A Comissão Filatélica Nacional tem a tarefa de, anualmente, reunir-se, no mês de julho, sob a coordenação do Departamento gestor das atividades filatélicas, para eleger, dentre as propostas apresentadas aos Correios, pela sociedade, aquelas representativas dos valores nacionais para compor o Programa Filatélico do exercício seguinte.


Até 15 de maio de 2016, ingressaram nesta Empresa, por correspondência e/ou meio virtual, cerca de 500 sugestões de motivos. Desse universo, após análise preliminar, à luz do que dispõe a Portaria 500/2005, 163 propostas foram consideradas passíveis de concorrer a uma vaga na Programação de emissões de selos de 2017.


Com a finalidade de aprimorar o processo de seleção dos motivos temáticos, foram realizadas em 28 de junho e 5 de julho passados, reuniões com Grupos Focais, formados por especialistas nas temáticas em análise, colecionadores e técnicos desta empresa, quando foram selecionadas, previamente, 20 motivos para votação pela CFN, no dia 26 próximo.


Convém esclarecer que o Colegiado elegerá 8 motivos do universo de 20, uma vez que a Programação anual já possui emissões asseguradas como: Série UPAEP, Mercosul, Natal, Relações Diplomáticas, Emissões conjuntas com outros países e as recomendadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/MCTIC.


Comporão a Comissão Filatélica Nacional representantes dos Correios e das seguintes instituições externas: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/MCTIC, Ministério da Cultura/MC, Casa da Moeda do Brasil/CMB, Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos – ABCF, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF e Associação Filatélica e Numismática do Distrito Federal/AFNB.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page