Emissão Postal Especial -Flores da Mata Atlântica
14/09/2017
Série América-Upaep – Lugares Turísticos
21/09/2017
Exibir tudo

Apresentação Grupo de Estudos “Correspondências em tempo de Guerra” – Brasil 1939/45

Caros Amigos Filatelistas,

Conforme anunciado em nosso facebook, realizaremos no dia 23/09, próximo sábado, às 10h, mais um encontro dos Grupos de Estudos da Sociedade Philatelica Paulista e estão todos convidados a comparecer fisicamente ou por meio de nossa transmissão ao vivo pelo facebook.

A transmissão ao vivo foi totalmente atualizada. O som e a imagem estão com excelente qualidade. A interação pode ser feita em tempo real, por meio de perguntas enviadas nos comentários do vídeo.
A apresentação intitula-se “Correspondências em tempo de guerra (Brasil, 1939-1945)” e será ministrada por Henrique de Vasconcelos Cruz.

Henrique é Chefe da Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste / Fundação Joaquim Nabuco. Possui Bacharelado em Museologia (2006) e Mestrado em Museologia e Patrimônio (2014) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio. Desde 2007 é Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, atuando como museólogo no Museu do Homem do Nordeste. Foi presidente do Fórum dos Museus de Pernambuco (2011-2013). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Museu, Museologia, História dos Museus e da Museologia, Documentação Museológica.

A coleção será apresentada completa, com 5 quadro (80 folhas) e aborda a história postal brasileira no período da segunda guerra mundial, utilizando correspondências civis e militares, expedidas no contexto nacional e internacional.

A imagem acima é parte da coleção, sendo uma correspondência do Rio de Janeiro (15 ago. 1940) para Landes, França. Pagou porte 1.200 réis (1º. porte para o exterior). Marca de triagem Transorma vermelha “AD”. Interceptada na zona livre da França, recebeu a marca “NE PEUT ÊTRE ACHEMINÉ: / ZONE OCCUPÉE”. No Reino Unido recebeu etiqueta de censura “P.C. 90 / OPENED BY / EXAMINER 1331” e nos EUA a marca “RETURN TO SENDER / SERVICE SUSPENDED” e reenviada para o Brasil. Recepção no Rio de Janeiro (21 out. 1941).
Esperamos por vocês em nossa Sede Social.
Saudações filatélicas,

Fernando M. dos Santos
Coordenador dos Grupos de Estudos