Filatelia para Cegos
26/06/2011
109ª Comissão Filatélica Nacional
08/07/2011
Exibir tudo

17º Encontro Paulistano de Filatelia – 02/07/2011

Sabado 02 de julho de 2011- Eventos realizados durante o 17º Encontro Paulistano de Filatelia.

Sabado movimentado em São Paulo, com o tradicional Encontro Paulistano de Filatelia em sua 17ª realização. Tivemos o lançamento do Bloco Comemorativo: Fauna Marinha: Águas Vivas, Lulas, Polvo, Estrelas-do-Mar.Após o lançamento da peça postal, Os Correios, A Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (Abapc) e o Museu Brasileiro de Escultura (Mube) e a Sociedade Philatelica Paulista (SPP) abriram a exposição coletiva “Simbolos”, que reunem obras de 43 artistas e 8 escultores. Com a proposta de que cada participante concebesse um simbolo que melhor expressasse a jornada e o legado humano através da história. Fazendo uso da criação em relevo, alguns artistas elegeram os simbolos que consideraram os mais representativos dessa jornada; outros, criaram suas próprias representações. Os escultores, por sua vez, materializaram suas interpretações em peças de aço, ferro, cobre, aluminio, madeira e resina, entre outros materiais, lançando mão de uma profusão de formas, cores e vazios.
Essa mostra fica em cartaz de 3 a 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h.
Não deixem de visitar a entrada é franca!!

 
Bloco Fauna Marinha com logo da Philanippon 2011


Abertura da Solenidade de Lançamento do Bloco Fauna Marinha.


Grande numero de pessoas presentes ao evento.

 
Execução do Hino Nacional


Obliteração do Bloco Postal pelo Sr. Olivio Guedes diretor do MUBE
Museu Brasileiro da Escultura.


Miguel R. Magalhães recebendo o folder obliterado das mãos do
Sr. Claudio Roberto Tadeu Borges.


Sr. Luiz Bayón Torres, da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (Abapc)  recebe o folder obliterado das mão do Sr. Claudio Roberto Tadeu Borges.


Discurso do Sr. Claudio Roberto Tadeu Borges, Gerente de Vendas a Varejo da Diretoria dos Correios de São Paulo.


Discurso do Sr. Miguel R. Magalhães Presidente da SPP.

Discurso do Sr. Olivio Guedes Diretor do Museu Brasileiro da Escultura.


Momento da abertura da Exposição: “Simbolos”

Abaixo algumas obras da Exposição “Simbolos”

 

 

 

 
Escultores Participantes:

Cassio Lázaro, Glenn Hamilthon, Luis Bayón Torres, Margarita Farré, Milton Mota, Nino Millán, Paulino Lazur e Rogerio Cyrillo.

Artistas Participantes:

Ana Geraldes, Anapana Angela Stefanelli, Art Jahba, Bia Black, Celestino Morari, Chris Flaksbaum, Cristina André, Dinah Ribeiro, Ema Vieytes,Emerson Bianchin, Eugenio Yokoyama, Fernando Durão, Gabi Neves, Heliana Turchino, Heloisa Zanaga, Hui Yuan lo Feng, Ina Uehara, Ivan Mariotti, Kimico Tomikawa, Laura Carpigiani, Laura Sakiko, Ligia de Sá, Luis Castanin, Luiz Cavalli, Manoel Fonseca, Marcelo Correia, Maria Eloisa Monteiro, Maria Ines Vanz, Marina Prado, Marinês Takano, Mary Rondas, Nanci Marconi, Nicole Urbanus, Oneida Ono, Patricia Cicarelli, Ramon Tavares, Regina Franco, Sebastianaa Otaviano, Silvana Gualda, Solange F. Correia, Telma Ramos, Terezinha Casale.

Após a abertura da exposição o nosso diretor Administrativo Reinaldo Basile Jr. realizou a palestra filatélica “Corridas de Rua”, baseada em sua coleção homônima e na sua experiencia como corredor. A palestra teve como objetivo instruir sobre a importancia da prática da atividade fisica para quem busca mais saúde e atenuar os efeitos do stess. Da mesma forma mostrar com variado material filatelico o prazer do colecionismo filatélico.


Reinaldo Basili Jr. no inicio da apresentação.

Idem anterior…

Grande numero de participantes na apresentação.


Idem anterior…

No periodo da tarde já em nossa sede social, tivemos a satisfação de assistir a apresentação do projeto “Filatelia para Cegos” realizada pelo nosso vice presidente Sergio Marques da Silva.
Sergio, criou um experimento de inclusão dos portadores de deficiencia visual, na pratica filatélica, onde dentro de exposições poderemos inserir coleções em que o cego podera interagir com o que esta sendo mostrado no painel.
Com todas a folhas da coleção com os devidos textos em Braile, e materiais filatelicos com relevos, com cheiros e densidades diversas o portador de deficiencia visual tera a oportunidade de participar de forma ativa da prática filatélica.

 
Painel com elementos filatélicos em Braile

Inicio da apresentação, Sergio Marques e Miguel R. Magalhães.

Sergio durante a apresentação do “Projeto Filatelia para Cegos”

Idem anterior…

Maiores detalhes em matéria do próprio autor em nosso site.
A SPP parabeniza o Sr. Sergio Marques da Silva pela brilhante apresentação, e pela bela iniciativa que com certeza fara parte das futuras exposições filatélicas nacionais e internacionais.

Os Correios a SPP e FEFIESP agradecem a todos os envolvidos na organização e aos participantes do 17º Encontro Paulistano de Filatelia, já aproveitando para convida-los a participar dos próximos eventos.

Participe!!!